Aguarde, carregando vaga

Urgente: Jair Bolsonaro apresenta pedido de impeachment de Alexandre de Moraes ao Senado

Publicidade

No último final de semana, Bolsonaro prometeu, pelas redes sociais, apresentar denúncias contra ministros do Supremo Tribunal Federal

Publicidade

Jair Bolsonaro acabou de apresentar o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

No ultimo final de semana, Bolsonaro prometeu apresentar denúncias contra Moraes e Luís Roberto Barroso. Segundo assessores palacianos, Bolsonaro decidiu apenas separar os pedidos de impeachment. A intenção do presidente é protocolar uma denúncia contra Luís Roberto Barroso nas próximas semanas.

Bolsonro versus Alexandre de Moraes

O documento foi protocolado há pouco por meio do sistema eletrônico da Secretaria-Geral do Senado. Ele pretendia ir pessoalmente ao Senado entregar a peça, porém foi convencido por ministros palacianos como o da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PR), a desistir da ideia.

Segundo o presidente da República, Alexandre de Moraes cometeu crime de responsabilidade ao “ignorar a Constituição e os compromissos assumidos por ocasião de sua arguição pelo Senado Federal”. O que, na visão do chefe do Poder Executivo, revela “conduta atentatória ao decoro.”

Publicidade

Para ter seguimento, o pedido depende de uma decisão do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ele determina o seguimento ou o arquivamento do caso. Durante a semana, Pacheco se manifestou contrário a qualquer pedido de impeachment de ministros do Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, decidiu não se manifestar sobre o caso.

Publicidade