As empresas de tecnologia como dantes no quartel de Abrantes: Confira nove notícias que mexem com os seus investimentos hoje

Publicidade


Napoleão Bonaparte era o chefão da coisa toda na Europa no início do século XIX. Em 1806, disposto a dominar cada centímetro quadrado de solo europeu, o imperador francês impôs o Bloqueio Continental.

Pela medida, todos os reinos europeus estavam proibidos de manter relações comerciais com a Inglaterra.

Publicidade

Caso alguém se recusasse a cumprir o bloqueio, a solução era “simples”: Napoleão invadia o país com seu exército, estabelecia um governo tampão e fazia cumprir a medida. Tudo tão antigo e ao mesmo tempo tão atual.

Mas um certo Dom João VI achou que podia driblar o bloqueio. Enquanto ganhava tempo com a França, o rei de Portugal selou um acordo por baixo dos panos com a Inglaterra por meio do qual manteria os portos de sua maior colônia, o Brasil, abertos aos navios ingleses.

Publicidade

Simultaneamente, arquitetou-se a imigração de toda a corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808 e sem paralelo na história moderna.

Em meio à debandada da corte portuguesa, coube ao general Junot, braço-direito de Napoleão, liderar a invasão do país ibérico. Uma das primeiras cidades no caminho de Junot era Abrantes.

Foi em meio a essa sucessão de eventos históricos que surgiu a expressão que dá título a esta newsletter.

A forma relativamente tranquila com que Junot, nomeado duque de Abrantes, impôs seu controle sobre um país desgovernado aguçou o peculiar humor português. A quem perguntasse como iam as coisas, respondia-se: “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

Se nada tivesse mudado, claro.

Pouco mais de 200 anos depois, a expressão ainda comunica. Vejamos o caso das empresas de tecnologia. Quando a pandemia começou, muita gente acreditou que o setor avançaria 5 anos em 5 meses.

Uma dessas pessoas foi nosso colunista Richard Camargo. Na Estrada do Futuro de hoje, ele explica como e por que diversas empresas de tecnologia, principalmente as de comércio eletrônico, frustraram essa expectativa.

Para elas, passados pouco mais de dois anos depois do início da pandemia, é como se estivesse tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas estrangeiras tentam sustentar otimismo após ata do Fed; Ibovespa acompanha debate sobre ICMS e privatização da Eletrobras (ELET3). A arrecadação federal de abril deve superar o recorde de março deste ano, de acordo com projeções do mercado.

REVIVAL
Uma nova Lei Kandir? Câmara aprova teto para ICMS de energia e combustíveis, mas Estados e municípios serão compensados. Compensação será feita por meio do abatimento da dívida desses entes com a União. O texto ainda precisa ser aprovado no Senado.

CRONOGRAMA ACELERADO
Privatização da Eletrobras (ELET3): pedido de oferta de ações bilionário no Brasil e nos EUA deve ser protocolado hoje. De acordo com o Broadcast, a companhia teria definido ontem a data de lançamento e os detalhes da operação global.

POSSE EM ETAPAS
Saiba por que o novo presidente da Petrobras (PETR4) vai ter que esperar para assumir o cargo. Governo indicou nesta semana Caio Paes de Andrade para comandar a estatal no lugar de José Mauro Ferreira Coelho, mas votação pelo conselho ainda deve demorar algumas semanas.

MONEY TIMES
Petrobras anuncia a venda da refinaria Lubnor no Ceará. Conheça os detalhes do negócio milionário. Petroleira afirma que a operação está alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhor alocação de capital.

MUDANÇA NO CARDÁPIO
Sob nova direção: conheça quem vai comandar o Burger King e quais desafios terá pela frente. Iuri Miranda, executivo que ajudou a estruturar a rede no Brasil, deve sair da liderança e passar a ocupar uma vaga no conselho de administração.

RETA FINAL DO IR 2022
O que acontece se eu não declarar o imposto de renda? Prazo para entregar a declaração termina na próxima terça-feira (31). Veja o que pode acontecer com quem não consegue enviar o documento a tempo.

QUE BOLADA!
Mega Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 100 milhões; veja como aumentar suas chances de ganhar. As dezenas sorteadas do concurso 2484 foram 11-14-36-41-54-59; o próximo sorteio acontece no dia 28 de maio.

Uma boa quinta-feira para você!





Publicidade