Anvisa suspende importação de colírios e géis oftálmicos da Excelvision
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (17) a **suspensão da importação de todos os medicamentos fabricados pela Excelvision**, uma farmacêutica francesa responsável por colírios e géis oftálmicos para diversas marcas globais. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e visam impedir a entrada desses produtos no Brasil.
A decisão foi motivada pela identificação de **descumprimento das boas práticas de fabricação** por parte da Excelvision. Uma inspeção sanitária realizada pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos da França (ANSM) em junho de 2026 revelou sérias irregularidades nas instalações da empresa.
Conforme divulgado pela Anvisa, a inspeção resultou na **suspensão de todas as atividades assépticas da Excelvision** e na emissão de um alerta sanitário internacional, indicando a gravidade da situação e o risco potencial à saúde pública. A orientação para os consumidores é clara: **evitar o uso dos produtos** e verificar a rotulagem para confirmar o local de fabricação.
Medicamento Zonidra e outros produtos sob restrição
Em uma das resoluções, a Anvisa vetou a importação do medicamento **Zonidra – 20 MG/ML X 5 ML**. Embora o produto possua registro no Brasil, ele nunca chegou a ser comercializado no país. A suspensão visa, portanto, evitar qualquer possibilidade de entrada do medicamento no mercado nacional, reforçando o controle sanitário.
Outra resolução, de número 2.779, determinou a **suspensão da comercialização, distribuição, importação e uso de todos os lotes de Hyabak e Thealiz Duo**. Estes produtos, fabricados na planta da Excelvision a partir de 5 de junho de 2026, estão sob escrutínio devido às falhas de fabricação detectadas.
Falhas na garantia de esterilidade dos medicamentos
A principal constatação da inspeção francesa, que embasou a decisão da Anvisa, foi a **incapacidade da Excelvision em demonstrar consistência na fabricação de produtos estéreis** com a devida garantia de esterilidade. Entre os dias 3 e 5 de junho de 2026, a empresa não conseguiu comprovar que seus processos atendiam aos rigorosos padrões de segurança exigidos para medicamentos oftálmicos.
O descumprimento das boas práticas de fabricação, identificado pela ANSM, levou à emissão de um **alerta sanitário internacional**, sinalizando para autoridades regulatórias em todo o mundo as preocupações com a qualidade dos produtos da Excelvision. Os consumidores que possuírem os produtos mencionados são aconselhados a entrar em contato com a empresa para mais informações e orientações.