Abrindo conteúdo

Telefonema de Lula com Trump esvazia discurso de Flávio Bolsonaro sobre política externa, avalia Planalto

Planalto avalia que ligação entre Lula e Trump dificulta retórica de Flávio Bolsonaro sobre relações internacionais e eleição.

O Planalto considera que o telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado nesta sexta-feira (21), **desmonta o discurso crítico** do senador Flávio Bolsonaro. Flávio tem investido em críticas à relação bilateral entre Brasil e EUA sob o governo Lula, alegando que o presidente brasileiro se beneficia das tensões para obter vantagens eleitorais.

O senador, candidato à Presidência, tem afirmado que Lula não tem se esforçado o suficiente para resolver divergências, como a questão tarifária. Em seu evento de lançamento de campanha no Rio de Janeiro, Flávio buscou se posicionar como o único capaz de restaurar boas relações com outros países, incluindo os Estados Unidos.

No entanto, para assessores próximos a Lula, a conversa de 1 hora e 20 minutos com Trump **demonstra que o presidente mantém um diálogo aberto com a Casa Branca**, enfraquecendo a argumentação de seu adversário. Conforme informação divulgada pelo Planalto, essa ligação dificulta a retórica de Flávio ao mostrar que o presidente brasileiro continua com acesso direto ao governo americano.

Lula fortalece política externa com conversas com líderes globais

A avaliação no Planalto é que o telefonema com Trump reforça a estratégia de Lula de manter **canais de diálogo abertos com diferentes potências mundiais**. Auxiliares do presidente lembram que, recentemente, Lula também conversou com o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, evidenciando a **diversidade e a força da atual política externa brasileira**.

Relações com vizinhos conservadores seguem fortalecidas

Além das conversas com líderes de potências globais, o governo Lula ressalta que a relação com **governantes conservadores da América Latina, com exceção de Javier Milei, da Argentina, permanece excelente**. Essa articulação demonstra a capacidade do presidente em manter **relações diplomáticas sólidas em diversas frentes**.

Planalto alerta para possíveis interferências eleitorais secundárias

Apesar de o telefonema com Trump ter fortalecido a posição diplomática de Lula, integrantes do Planalto **não descartam completamente a possibilidade de tentativas de interferência eleitoral**. No entanto, essa preocupação recai mais sobre **membros secundários do governo americano próximos à família Bolsonaro**, como o secretário de Estado, Marco Rubio, do que sobre o próprio governo Trump ou a Casa Branca. Por isso, a orientação é para que **a guarda não seja baixada**.

Rolar para cima