Abrindo conteúdo
Pular para o conteúdo
Início » Skate e Surfe Podem Ficar Fora das Olimpíadas de 2028 em Brisbane, Alerta Jornal Britânico

Skate e Surfe Podem Ficar Fora das Olimpíadas de 2028 em Brisbane, Alerta Jornal Britânico

Modalidades populares como skate, surfe e escalada estão sob risco de serem removidas do programa olímpico a partir dos Jogos de Brisbane em 2028. A informação é do jornal britânico The Guardian, que aponta para uma estratégia do Comitê Olímpico Internacional (COI) de enxugar o evento.

O COI pretende diminuir o limite de 10.500 atletas, buscando modernizar os Jogos com foco em audiência, custos, complexidade das instalações e o tamanho geral do evento. Esportes tradicionais com grande número de participantes, como natação, atletismo e ginástica, devem ser mantidos, mas também podem sofrer alterações em suas disciplinas, com a marcha atlética sendo um exemplo de modalidade em potencial risco de exclusão.

Essa possível redução gera preocupação, especialmente para os países anfitriões que possuem atletas de destaque nessas modalidades. No caso de Brisbane 2032, a Austrália conta com nomes fortes no skate, como Arisa Trew e Chloe Covell, a surfista número 1 do mundo Molly Picklum, a escaladora Oceana Mackenzie e o marchador Beacroft. Embora o comitê organizador local tenha o direito de adicionar quatro esportes extras, a decisão de reinserir modalidades excluídas pelo COI implicaria em custos adicionais para os organizadores.

O impacto para o Brasil seria significativo, considerando que o skate e o surfe se tornaram fontes importantes de medalhas. Desde os Jogos de Tóquio, o país conquistou oito medalhas nessas duas modalidades. Em Tóquio 2020, o Brasil celebrou três pratas no skate com Pedro Barros, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, além do ouro de Ítalo Ferreira no surfe. Em Paris 2024, o surfe rendeu uma prata com Tati Weston-Webb e um bronze com Medina, enquanto o skate trouxe bronzes com Rayssa Leal e Augusto Akio. A marcha atlética, outra modalidade ameaçada, já rendeu uma prata para o Brasil com Caio Bonfim em Paris, e o atleta segue como uma das principais apostas para os Jogos de Los Angeles.