Renan Santos, candidato à Presidência pelo partido Missão, define meta ambiciosa para o Bolsa Família e critica a dependência de programas sociais.
Renan Santos foi oficializado como candidato à Presidência da República pelo partido Missão. Durante seu discurso no congresso do partido em São Paulo, o dirigente apresentou cinco metas para um eventual governo, com destaque para a promessa de que, ao fim de seu mandato, nenhum estado brasileiro terá mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada.
O candidato argumentou que a população mais pobre tem o direito ao emprego, e não a “migalhas”, criticando a classe política por perpetuar essa dependência. Ele expressou o desejo de reduzir a dependência de programas sociais, visando a independência financeira e a liberdade dos cidadãos.
As propostas de Renan Santos priorizam a geração de empregos em detrimento da ampliação de benefícios sociais. Ele declarou enfaticamente que não pretende distribuir bens como celulares ou gás, focando em uma política de desenvolvimento econômico. A informação foi divulgada durante o evento de sua oficialização como candidato. Conforme informação divulgada pelo partido Missão, Renan Santos criticou tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a família Bolsonaro, declarando que ambos devem ser superados pela história.
Metas de Governo e Críticas à Política Atual
Entre as cinco metas apresentadas por Renan Santos para um possível governo, destacam-se a redução dos homicídios para menos de 10.000 por ano, a garantia de juros não superiores a 6% com superávit nominal e a alfabetização de 9 em cada 10 crianças. Ele também propôs a redução de 6.000 favelas, com a retirada de 8 milhões de pessoas dessas comunidades.
O candidato do partido Missão também dirigiu críticas contundentes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à família Bolsonaro. Renan Santos afirmou que seu movimento não é apenas uma oposição, mas uma alternativa à polarização política. Ele declarou que se definir pelo inimigo impede a superação, e que ambos os grupos políticos representam o passado.
Estratégia Eleitoral e Recursos Limitados
A campanha de Renan Santos para a Presidência da República será realizada sem alianças e sem tempo de propaganda gratuita em rádio e TV. O partido Missão, recém-criado, receberá R$ 3,3 milhões do fundo eleitoral, o que representa apenas 0,07% do total. Por não ter ultrapassado a cláusula de barreira, o partido não terá direito à propaganda gratuita em meios de comunicação tradicionais.
A estratégia eleitoral do candidato se concentrará no **engajamento digital**, com foco na participação em debates e em viagens a pequenas cidades do Brasil. A campanha explorará de forma “criativa” a agenda de Renan Santos nas redes sociais para aumentar sua visibilidade e intenções de voto, buscando um alcance orgânico e direto com o eleitorado.