Brasil conquista 13 Leões no Cannes Lions 2026, incluindo o cobiçado Grand Prix na categoria Outdoor
O Brasil encerrou o primeiro dia do Cannes Lions 2026, o principal palco da criatividade publicitária global, com um impressionante saldo de treze Leões, os cobiçados troféus do festival.
Apesar de uma redução de 40,6% no número de trabalhos inscritos pelo país em comparação com o ano anterior, a delegação brasileira deu um pontapé inicial espetacular com a conquista de um Grand Prix, o prêmio máximo em sua categoria.
Conforme informação divulgada pelo festival, o mercado nacional celebrou a vitória na categoria Outdoor Lions, que reconhece campanhas inovadoras em mídia exterior de grande formato.
“Field Barcode” para Mercado Livre: Um Grand Prix Inovador
O trabalho que arrebatou o Grand Prix foi o “Field Barcode”, criado pela agência GUT São Paulo para o Mercado Livre. A campanha transformou o icônico estádio do Pacaembu em um gigantesco código de barras, oferecendo benefícios exclusivos para o público que assistia à partida entre Corinthians e Boca Juniors, seja presencialmente, pela televisão ou em plataformas digitais.
Outras Conquistas em Outdoor e Diversas Categorias
A categoria Outdoor Lions rendeu ainda mais glórias ao Brasil, com a conquista de outros quatro Leões: dois Ouros, premiando campanhas para Coca-Cola (agência VML) e Heineken (agência LePub). Adicionalmente, a mesma categoria viu o Brasil levar um Bronze para outro projeto da Heineken, também da LePub São Paulo, e mais um Bronze para a campanha “Field Barcode” do Mercado Livre.
O desempenho brasileiro não se limitou ao Outdoor. Na categoria Health & Wellness, que avalia trabalhos da indústria de saúde e bem-estar, o país somou 4 Leões. Destaque para o case “Donate to Play”, da Publicis Brasil para o Grupo Pulsa, que garantiu 1 Ouro e 1 Bronze.
Ainda em Health & Wellness, a Publicis conquistou uma Prata com outro case para a marca Dorflex, e a AlmapBBDO levou um Bronze para a Pedigree. Na categoria Audio & Radio, foram mais 2 Leões: 1 Ouro para a Africa Creative em um trabalho para a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e uma Prata para a Le Pub com a Heineken.
O Brasil não obteve premiações nas categorias Pharma, Creative Brand e Creative B2B Lions neste primeiro dia de festival.