Pular para o conteúdo
Início » Aumento dos pedidos de Seguro Desemprego nos EUA

Aumento dos pedidos de Seguro Desemprego nos EUA

Publicidade

Os novos pedidos de Seguro de desemprego dos EUA aumentaram acentuadamente na semana passada, à medida que a pandemia de coronavírus continuou a golpear a economia.

Um total de 1,15 milhão de trabalhadores entraram com pedidos iniciais de seguro-desemprego estadual durante a primeira semana inteira do ano novo, disse o Departamento do Trabalho. Outros 284.000 pedidos foram feitos para Assistência ao Desemprego Pandêmico, um programa federal de emergência para freelancers, trabalhadores de meio período e outros normalmente inelegíveis para benefícios estaduais de desemprego. Nenhum dos números é corrigido de sazonalidade. Em uma base com ajuste sazonal, os novos sinistros estaduais totalizaram 965.000.

Publicidade

Os economistas estavam se preparando para uma nova onda de reclamações, à medida que o vírus atinge o setor de serviços. O governo informou na semana passada que a economia cortou 140.000 empregos em dezembro , a primeira queda no emprego desde as perdas acentuadas da primavera passada, com restaurantes, bares e hotéis registrando perdas acentuadas.

“Sabemos que a pandemia está piorando e, com o relatório de empregos da última sexta-feira, podemos ver que estamos em um profundo buraco econômico e cavando na direção errada”, disse Daniel Zhao, economista sênior do site de carreiras Glassdoor.

Publicidade

O mercado de trabalho se recuperou um pouco desde a onda inicial do coronavírus na primavera. Mas dos 22 milhões de empregos que desapareceram, quase 10 milhões continuam perdidos .

“Em comparação com aquela época, estamos nos saindo melhor”, disse AnnElizabeth Konkel, uma economista do site de carreiras De fato, referindo-se à primavera. “Mas, em comparação com a era pré-Covid, ainda temos muito pela frente.”

Ainda assim, economistas e analistas veem tempos melhores à frente. À medida que mais pessoas forem vacinadas, os casos começarão a diminuir, o que diminuirá as restrições aos negócios e poderá levar ao ressurgimento da atividade de consumo, ajudando a reviver a indústria de serviços.

Talvez mais imediatamente, o presidente eleito Joseph R. Biden Jr. se comprometeu a apresentar um pacote de estímulo que proporcionaria alívio a indivíduos, pequenas empresas, alunos, escolas e governos locais.