Você pretende fazer R$ 30 mil renderem. Mas quais os investimentos mais indicados para esse valor? E é mais recomendável aplicar para resgate no curto ou no médio prazo?
Olhar a composição da sua carteira
Você deve analisar, antes de qualquer coisa, a composição da sua carteira. Ele diz que se, por exemplo, você já tem muitos títulos do Tesouro no horizonte de dois anos, talvez valesse a pena buscar títulos com vencimentos mais longos ou até melhores rentabilidades na renda fixa privada.
Se você já tem uma carteira bem diversificada em renda fixa, não é o caso de partir para a renda variável, com fundos imobiliários? Esses questionamentos precisam ser feitos antes de investir.
Investidor iniciante: o que fazer?
Para quem nunca investiu, o primeiro passo é montar a sua reserva de emergência — o montante deve ser de 6 a 12 vezes o equivalente a seus gastos médios mensais.
Comece, então, a montar sua reserva de emergência no Tesouro Selic, o investimento mais seguro do país, com boa rentabilidade e liquidez diária.
A Selic (meta) está hoje em 12,75% ao ano, mas a Selic efetiva é sempre 0,1 ponto percentual abaixo disso (ou seja, 12,65% ao ano).
Na plataforma do Tesouro Direto, há dois títulos de Tesouro Selic disponíveis:
- Tesouro Selic 2025: paga a Selic (12,65%) mais um bônus de 0,13% ao ano. Rentabilidade: 12,78% ao ano;
- Tesouro Selic 2027: paga a Selic (12,65%) mais um bônus de 0,19% ao ano. Rentabilidade: 12,84% ao ano
É uma rentabilidade para ninguém botar defeito, adequada para você resgatar a hora que quiser e com chances praticamente zero de ter um prejuízo na rentabilidade. Não há taxa da B3 [Bolsa de Valores brasileira] para saldos de até R$ 10 mil investidos no Tesouro Selic.
Opções na renda fixa privada
Outra possibilidade, segundo o economista, é buscar investimentos para curto e médio prazo na renda fixa privada. Para isso, faça a busca dos títulos disponíveis na plataforma App Renda Fixa, colocando filtro para o prazo desejado.
Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 5 de maio. As taxas podem variar de um dia para o outro.
ATENÇÃO! Isso não é uma dica de Investimento, analise antes de investir.